Curso de Marketing Político nas Redes Sociais
O curso de marketing político nas redes sociais oferecido pela equipe da Academia do marketing é um treinamento completo e atualizado onde você aprenderá as principais estratégias e ferramentas para a criação e gerenciamento de campanhas de marketing político nas redes sociais.
Durante o curso de marketing político nas redes sociais vamos oferecer aos participantes o conhecimento necessário para manter uma comunicação política eficiente durante a campanha eleitoral, utilizando os diversos canais nas redes sociais.
Em um ambiente tão profissionalizado como o do marketing nas redes sociais, é necessário pessoal qualificado para o planejamento e execução de campanhas de marketing eleitoral nas redes sociais.
Objetivos do curso de Marketing Político nas Redes Sociais
O objetivo do Curso de Marketing Político nas Redes Sociais é apresentar as técnicas e ferramentas para a elaboração e execução de um plano de marketing político nas redes sociais voltado para campanhas eleitorais em 2022.
Durante o curso de marketing político nas redes sociais vamos oferecer aos participantes o conhecimento necessário para manter uma comunicação política eficiente durante a campanha eleitoral, utilizando os diversos canais nas redes sociais.
A quem se destina o Curso de Marketing Político nas Redes Sociais
O Curso de Marketing Político nas Redes Sociais tem como público-alvo profissionais e estudantes de diversas áreas, como por exemplo:
-
- Candidatos e coordenadores de campanhas que desejam dominar as técnicas de marketing político nas redes sociais;
- Profissionais de comunicação que deseja conhecer mais sobre marketing político nas redes sociais;
- Profissionais de marketing político nas redes sociais em busca de atualização nesta área;
- Profissionais de marketing publicidade e comunicação que desejam se especializar nesta área.
O Curso de Marketing Político nas Redes Sociais é o treinamento mais indicado para quem deseja entender todo o processo de elaboração, técnicas e ferramentas envolvidas em uma campanha eleitoral nas mídias sociais.
Conteúdo do Curso de Marketing Político nas Redes Sociais
O Curso de Marketing Político nas Redes Sociais vai desde a base e conceitos que envolvem o marketing digital nesta área, até o uso detalhado das redes sociais mais utilizadas no Brasil durante as eleições.
1 – Planejamento Estratégico de Marketing Político nas Redes Sociais
-
- Importância do planejamento em mídias sociais
- Fases do planejamento de uma campanha de marketing político online
- Definição de objetivos e metas de campanha
- Escolha dos canais adequados para cada caso
- Cronograma e orçamento
2 – Definição do Público-Alvo e Persona de Marketing
-
- Objetivos deste módulo
- Definição de Persona de Marketing
- Diferença entre Público-Alvo e Persona de Marketing
- O passo a passo para a criação da Persona de Marketing
- Trabalhando com múltiplas Personas
- A Persona de Marketing Negativa
- Ferramentas para criação da Persona de Marketing
3 – Legislação e Marketing Político nas Redes Sociais
-
- Diferentes momentos de campanha
- Fundamentos legais
- Provedores de hospedagem
- Domínio do site ou blog
- O que é legalmente permitido
- Procedimentos para denúncia de violações
- Sanções previstas em Lei
- Direito de Resposta no ambiente online
- Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD
4 – Entendendo as Regras do Jogo
-
- Conhecendo as regras de cada mídia social
- Limitação de conteúdos
- Sanções possíveis por conteúdo impróprio
- Como apelar em situações de bloqueio
5 – Fundamentos do Marketing nas Redes Sociais
-
- Evolução do marketing digital
- Fundamentos do marketing de relacionamento
- Modelo de AIDAS
- Evolução do relacionamento Candidato/Público
- Conteúdo como o grande segredo
- O erro do Fala Sozinho
- Classificação das plataformas
6 – Conteúdo Para Redes Sociais
-
- Importância do conteúdo para o marketing nas redes sociais
- Formatos para publicação de conteúdo
- Os dois principais tipos de conteúdo para postagens
- Informações, Análises, Assistência, Entretenimento e Engajamento
- Sugestão de pauta para seus canais nas redes sociais
- Fontes de informações para produção de conteúdo
- Sugestões de temas para publicação
7 – Blog no Marketing Político
-
- O papel do blog no marketing político digital
- Estratégias de marketing em blogs
- Planejamento e geração de conteúdo para o blog
- Usando as ferramentas de busca a favor da exposição
- Integração do blog com a estratégia de SEO
- Mensuração de resultados e principais métricas
8 – Papel do Twitter no Marketing Político
-
- Opções estratégicas para o Twitter
- Características do público
- Funcionamento do algoritmo do Twitter
- Estrutura de publicações no Twitter
- Ferramentas de automação
- Integração do Twitter com o site
- Criação e instalação da Tag do Twitter
- Criação de Públicos Personalizados
- Twitter Ads
- Tipos de anúncios no Twitter
- Criação de anúncios no Twitter
- Principais métricas do Twitter
9 – Facebook no Marketing Político
-
- Opções estratégicas para o Facebook
- Características do público
- Funcionamento do algoritmo do Facebook
- Estrutura de publicações no Facebook
- Ferramentas de automação
- Integração do Facebook com o site
- Criação e instalação do Facebook Pixel
- Criação de Públicos Personalizados
- Facebook Ads
- Estrutura dos Facebook Ads
- Grupos de anúncios no Facebook
- Criação de anúncios no Facebook
- Principais métricas do Facebook
10 – Instagram no Marketing Político
-
- Opções estratégicas para o Instagram
- Características do público
- Funcionamento do algoritmo do Instagram
- Estrutura de publicações no Instagram
- Ferramentas de automação
- Integração do Instagram com o Facebook e o site
- Instagram Ads
- Principais métricas do Instagram
11 – WhatsApp no Marketing Político
-
- O papel do WhatsApp no marketing em redes sociais
- Características e quando usar o WhatsApp
- WhatsApp Business
- Recursos do WhatsApp Business
- Integração com a plataforma do site
- Conteúdo de publicações para WhatsApp
- Métricas no WhatsApp
12 – YouTube no Marketing Político
-
- Uso do YouTube em campanhas eleitorais
- Tipos de vídeos
- Vídeos de Posicionamento
- Vídeos de Eventos
- Roteirização de vídeos
- Reaproveitamento de vídeos
- Otimização de vídeos para buscas
- O poder das Lives no YouTube
- Estratégia de Second Screen
13 – Gestão de Crises nas Mídias Sociais
-
- Importância do gerenciamento de crises nas mídias sociais
- Tipos mais comuns de crises
- Diretrizes para gestão de crises
- Criação de um protocolo de crise
Como você pode ver, o Curso de Marketing Político nas Redes Sociais é um treinamento completo que capacitará os participantes a exercerem papeis chave nas campanhas eleitorais em 2022.
Opções de formatos do Curso de Marketing Político nas Redes Sociais
O Curso de Marketing Político nas Redes Sociais é oferecido no formato online e também no formato presencial no Rio de Janeiro.