A importância do planejamento estratégico digital em campanhas eleitorais
A importância do planejamento estratégico digital em campanhas eleitorais fica clara quando percebemos a força que essa etapa fundamental de qualquer campanha de marketing digital tem sobre e eficiência das diversas ações.
Um bom exemplo disso foi o planejamento estratégico digital da campanha de Barack Obama, que impressionava pela sequencia bem dosada das ações que proporcionavam oportunidades de engajamento a todo o momento.
O resultado foi que como resultado não tivemos apenas uma campanha eleitoral, mas também um movimento de participação político eleitoral muito intenso, que resultou em duas vitórias seguidas.
O slogan Are You In? transcende a mensagem e provoca uma verdadeira convocação do eleitor a participar de forma ativa no processo de conquista eleitoral.
Fica claro para os profissionais de marketing político digital o cuidado com o planejamento estratégico da campanha eleitoral, à medida que cada ação de marketing político se encaixa perfeitamente em uma sequencia lógica de apelo ao engajamento.
Os marqueteiros de Barack Obama não estavam concentrados apenas na obtenção do voto do eleitor, mas também na sua participação como cabos eleitorais do candidato à presidência dos Estados Unidos.
Em cada detalhe evidências do planejamento estratégico digital
Por um dever de ofício, acompanho e participo da campanha eleitoral de Barack Obama e tenho percebido o grau de coordenação das ações de marketing de sua equipe.
Cada email que recebo e outras ações que visam criar um contato direto e pessoal com o eleitor, denotam uma integração total com o planejamento macro da campanha. Isso é planejamento estratégico digital em uma campanha de marketing político.
Além do uso magistral das mídias sociais e todos os recursos e oportunidades que elas oferecem em a uma campanha de marketing político eleitoral, percebe-se a prefeita integração das diversas outras armas que compõem o arsenal do marketing digital.
Tínhamos, por exemplo ações de e-mail marketing perfeitamente alinhadas com o momento da campanha, auto responders e outras formas de ação que mostravam claramente que não existia iniciativa isolada ou que não tenha sido meticulosamente elaborada.
Já sei que alguns puristas do marketing online vão me atirar pedras por estar elogiando o uso robôs para responder a algumas interações dos eleitores, mas depois que eles pensarem bem, concordarão que em uma campanha de marketing político digital envolvendo milhões de eleitores, não existe outra forma.
É justamente ai que entra o planejamento estratégico digital na campanha. Como utilizar sistemas automáticos de relacionamento digital eleitoral sem perder o toque de relacionamento pessoal tão necessário a uma campanha de marketing político eleitoral na Internet.
Posicionando o planejamento estratégico digital na campanha eleitoral
Uma campanha de marketing político digital exige planejamento, estratégia e antecipação, afinal, o calendário eleitoral 2022 já está rodando.
Não adianta chegar a dois meses da eleição e ai sim querer criar uma presença digital para aproveitar uma parcela do eleitorado que só cresce no Brasil. A candidatura que enveredar por este caminho, certamente estará fadada ao fracasso.
Não é sem motivo que colocamos a questão do planejamento estratégico digital em evidência no começo do nosso curso de marketing político digital eleitoral. Sem essa etapa, todo o esforço futuro fica comprometido.
Por isso, antes de pensar em criar um blog para o candidato, um perfil no Twitter ou uma página no Facebook, dedique seu tempo ao planejamento estratégico digital da campanha, porque é ele que ganhará a eleição.
Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing
Um dos maiores erros em marketing digital é justamente não planejar todas as ações com antecedência