Inicio Redes Sociais Redes Sociais Mais Usadas no Brasil

Redes Sociais Mais Usadas no Brasil

veja neste artigo quais são as redes sociais mais usadas no Brasil e algumas dicas sobre o seu posicionamento em cada uma delas.

As redes sociais mais usadas no Brasil

Redes sociais mais usadas no Brasil

Quais são as redes sociais mais usadas no Brasil? Esta é uma pergunta recorrente entre as marcas que acordaram e buscam agora implementar uma estratégia de marketing nas redes sociais.

O uso redes sociais depende muito do público para o qual você trabalha. Na criação de uma estratégia de marketing nas mídias sociais, um dos primeiros passos é definir a Persona de Marketing para o seu produto, serviço ou conteúdo.

As redes de relacionamento como Facebook e Instagram, redes de difusão como Twitter e redes de grupos de pessoas como o WhatsApp, precisam estar muito bem alinhadas com o público que você deseja impactar.

Em nosso curso de redes sociais, colocamos este item como uma prioridade, logo no início do treinamento, pois é ela quem vai determinar quais canais de mídias sociais iremos adotar em nossas campanhas.

Para que esta escolha seja acertada, é preciso conhecer também quais as redes sociais mais usadas no Brasil, para que não se perca tempo com uma rede que as vezes não tem tanta penetração assim.

Quais são as redes sociais mais usadas no Brasil?

Abaixo listamos as principais redes sociais do Brasil, mostrando suas características e algumas dicas de aplicação em suas estratégias de marketing nas mídias sociais.

1 – Facebook sociais mais usadas no Brasil

O primeiro lugar entre as redes sociais mais usadas no Brasil, como era de se esperar, fica com o Facebook, que também ocupa esta posição no ranking mundial já há algum tempo, e por isso, a rede de Mark Zuckerberg é canal indispensável em qualquer plano de marketing nas mídias sociais.

Com bilhões de usuários no mundo inteiro, uma das grandes vantagens do Facebook é que a rede é extremamente versátil, apresentando diversos recursos que possibilitam ao profissional de marketing, desenvolver ações criativas e principalmente, segmentadas em função do público que se pretende alcançar.

  • Dica para o Facebook – Antes de começar qualquer ação nesta mídia, estude muito bem a ferramenta e seus recursos, para não ficar perdendo tempo e recursos com publicações que não geram retorno por falta de planejamento.

2 – Instagram

Em segundo lugar na lista das redes sociais mais populares do Brasil está o Instagram, uma rede de compartilhamento de imagens, fotos e vídeos, que por sua vez também pertence ao Facebook, o que lhe dá uma certa vantagem em relação a outras redes deste tipo.

O sucesso do Instagram pode ser creditado à sua extrema facilidade de utilização, e também, a tendência natural das pessoas em quererem compartilhar através de fotos, seus momentos. É o Instagram é uma rede social de impacto visual muito grande e por isso recomendada para ações de grande apelo visual.

  • Dica para o Instagram – Um dos maiores erros no Instagram é achar que a quantidade de seguidores é o mais importante. O objetivo deve ser buscar um público que seja engajado com a marca e não apenas quantidade de seguidores.

3 – LinkedIn

Por mais estranho que possa parecer para algumas pessoas, o LinkedIn ocupa o terceiro lugar entre as redes sociais mais usadas no Brasil. Embora seu foco esteja nos relacionamentos profissionais, o fato é que esta rede vem conquistando cada vez mais seguidores por aqui.

Alguns ainda olham o LinkedIn como apenas um repositório de currículos. Este é um grande erro, pois como rede social voltada a negócios e desenvolvimento profissional, ela é ótima para networking e para ações de marketing de empresas que atuam no segmento B2B.

  • Dica para o LinkedIn – O LinkedIn é uma das redes sociais mais usadas no Brasil na área de negócios e evolução profissional, por isso, antes de adotá-la em sua estratégia, verifique se o seu produto ou serviço tem este perfil, caso contrário, esqueça.

4 – Twitter

O bom e velho Twitter ocupa a quarta colocação entre as redes sociais mais usadas no Brasil, e ao contrário do que muita gente imagina, continua tendo uma importância fundamental para qualquer estratégia de marketing nas mídias sociais.

O Twitter é o principal roteador de conteúdo do Brasil nos dias de hoje e em função da sua alta e rápida capacidade de propagação das mensagens ali postadas, é considera também ferramenta fundamentas em qualquer estratégia de marketing nas mídias sociais.

  • Dica para o Twitter – Essa é a rede social mais popular entre os veículos de comunicação, portanto, se você precisa dar ampla exposição nestas mídias, o Twitter é ferramenta que não podem faltar em sua estratégia.

Redes Sociais Mais Usadas no Brasil

5 – WhatsApp

O WhatsApp é a quinta colocada na nossa lista das redes sociais mais usadas no Brasil, que conta com nada mais nada menos que 120 milhões de usuários. Isso equivale dizer que mais da metade da população acessa o WhatsApp.

O aplicativo de mensagens instantâneas caiu no gosto dos usuários brasileiros e podemos dizer que o WhatsApp como ferramenta de marketing digital já faz parte do ferramental de divulgação online de muitas empresas em função do seu número de usuários.

  • Dica para o WhatsApp – Para as marcas que desejam criar uma plataforma rápida e ágil de atendimento nas redes sociais, e ao mesmo tempo ter um acesso instantâneo a seus clientes, investir nesta ferramenta é fundamental em função da sua crescente popularidade.

6 – Messenger

O Menssenger, até pouco tempo atrás não era considerada uma das redes sociais mais usadas no Brasil, mas depois que ela foi separada do Facebook, obrigando os usuários de smartphones a baixarem o aplicativo, seu crescimento foi significativo

Uma das maiores vantagens do Messenger em relação ao seu concorrente direto na categoria, o WhatsApp, é que nele você pode implementar alguns processos de automação de marketing através de chatbots, uma das tendências do marketing digital em 2019.

  • Dica para o Messenger – Para usar o Messenger de forma eficiente, desenvolva uma estratégia de atendimento rápido e acima de tudo, um atendimento voltado para a geração de uma excelente experiência do cliente.

7 – YouTube

O YouTube aqui no Brasil possui milhões de usuários ativos, o que o coloca entre as maiores redes sociais e sem sombra de dúvida uma das ferramentas certas em uma estratégia de marketing digital, principalmente se você dispõe de facilidade para a produção de vídeos.

O uso de vídeos facilita a comunicação e torna a apresentação de conteúdos, produtos e serviços muito mais interativa e interessante, retendo as pessoas por maior tempo e criando um canal de acesso mais palatável para os usuários que não gostam de ler textos muito longos

  • Dica para o YouTube – Por ser uma das redes sociais mais usadas no Brasil o YouTube é extremamente competitivo, por isso, invista em otimização de vídeos para YouTube para destacá-los nesta ferramenta.

8 – Pinterest

O Pinterest é outra rede se compartilhamento de fotos que vem se destacando no Brasil nos últimos anos e que já começa a chamar a atenção de alguns analistas de mídias sociais que buscam alternativas para as mídias tradicionais ou que apostam mais pesado no crescimento desta rede.

O  que diferencia o Pinterest de outras redes sociais neste modelo é a quantidade de recursos que ela incorpora, como criação de links nas postagens, possibilidade de criar uma loja virtual e outros recursos que não estão disponíveis em outras plataformas.

  • Dica para o Pinterest – O Pinterest tem uma boa penetração no público classe A e B. Por isso, se em seu estudo da Persona de Marketing você identificou esta segmentação, é uma ferramenta em que vale a pena apostar.

O planejamento de redes sociais é a primeira etapa para o sucesso nesta área. É possível otimizar o investimento de recursos, e além disso é possível alinhar de forma mais adequada estas ações com outras que você tenha em andamento para o seu negócio.

Na hora de criar uma estratégia de marketing nas redes sociais, leve em consideração estas características e dicas, para que trabalhando com as redes sociais mais usadas no Brasil, você tenha um ótimo retorno das suas ações sobre o seu investimento. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle no blog da Academia do Marketing

SEM COMENTÁRIO

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here