O uso da Internet nas eleições de 2022
Já não há mais dúvida que o uso da Internet nas eleições de 2022 será um fator fundamental para as campanhas eleitorais.
Isso se deve ao fato da população brasileira ter cada vez mais acesso a banda larga e até mesmo a dispositivos móveis como os telefones celulares com conexão à Internet e tablets.
Achar que uma campanha eleitoral em 2022 estará completa sem uma presença na Internet é menosprezar o poder da mídia que vem mudando a forma das pessoas se relacionarem.
As alternativas para o uso da Internet nas eleições de 2022
A legislação eleitoral deixou claras as regras de uso da Internet em campanhas de marketing político eleitoral na Lei 9.096 qualquer profissional de marketing digital já sabe o que poderá ou não usar.
Com multas que variam de R$ 5.000 a R$ 30.000, não é muito indicado utilizar o “sobrinho que mexe com Internet” para o gerenciamento de uma campanha de marketing político digital.
O problema não é tanto o da multa, mas sim o estrago que uma pessoa não qualificada pode fazer em termos de imagem digital do candidato.
Quando o legislador traça diretrizes para o uso da internet em campanhas de marketing político digital eleitoral, ele parte do princípio de que os gestores de patrocinadores destas campanhas tem pleno conhecimento técnico das ferramentas disponíveis.
Este é um raciocínio lógico, principalmente em um país como o Brasil, que já ocupa posição de destaque no cenário web internacional. Por isso, a desculpa de que “desculpe o erro do meu sobrinho” não cola mais.
O uso da Internet nas eleições de 2022 exigirá muita capacitação da equipe que tomará conta desse importante elemento da campanha. Acabou-se o tempo do amadorismo e improviso. Hoje em dia o negócio é para profissionais de verdade.
Antecipação é fundamental
Muito embora só possamos contar até o momento com uma previsão para o calendário eleitoral de 2022, já é possível dar os primeiros passos em termos de marketing político eleitoral na Internet.
O uso da Internet nas eleições de 2022 será caracterizado pela criação de comunidades digitais em torno da militância online, e isso requer tempo e muito trabalho.
Por isso, é preciso já ir preparando o terreno para as próximas eleições, principalmente se o candidato não tiver ainda uma boa estrutura para o marketing político digital.
Achar que a poucos meses do pleito, o candidato poderá montar uma estrutura profissional para o uso da internet nas eleições de 2022, é pura ilusão. Na verdade, a campanha eleitoral de 2022 na Internet já começou há muito tempo.
O fenômeno das Fake News
O uso da Internet nas eleições de 2022, infelizmente, terá como destaque negativo, mais uma vez, o uso de Fake News, como pudemos observar nas eleições passadas.
Por isso, os candidatos e equipes de campanha devem se antecipar e preparar um protocolo de gestão de crises nas redes sociais, para não serem vítimas deste tipo de artimanha.
Uma equipe bem treinada do ponto de vista técnico e até mesmo jurídico, além de procedimentos pré-estabelecidos para enfrentar esta situação, irá evitar desgastes à imagem e a disseminação de notícias falsas.
Cenário do uso da Internet nas eleições de 2022
As regras para a propaganda eleitoral na Internet em 2022 já estão bem claras, e por isso, já é possível começar a traçar as estratégias de marketing político digital, para a implementação o quanto antes.
Para orientar os candidatos e coordenadores de campanhas que pretendem fazer uso da Internet nas eleições de 2022, vale lembrar que nas eleições proporcionais, assim como nas eleições majoritárias as regras básicas são:
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- Da mesma forma que na mídia tradicional, é vedado pedir votos até a data de início oficial de campanhas eleitorais;
- Desde a legislação de 2018 é permitida a propaganda paga nas campanhas eleitorais, como impulsionamento de publicações nas redes sociais e outros canais digitais;
- Sites e blogs de candidatos devem ser devidamente registrados junto ao STE.
Nas eleições de 2022, até o presente momento deste artigo, valerão as mesmas regras das eleições passadas, mas o ambiente digital é diferente.
A análise do perfil do eleitor nas eleições 2022 deverá ser muito mais segmentada e focada nas questões que mais vêm mobilizando a opinião pública.
Não que as questões locais devam ser postas de lado, mas será importante contextualizá-las junto às demandas nacionais dos eleitores de caráter mais abrangentes.
Outra característica importante sobre o uso da Internet nas eleições de 2022 é que a gestão de redes sociais terá um papel decisivo da decisão de voto do eleitor.
Os conteúdos deverão ser muito vem elaborados, com a forte presença de vídeos e outros conteúdos ricos em informação. O foco deverá ser além do engajamento, a retenção do usuário nos conteúdos publicados.
O uso da Internet nas eleições de 2022 certamente fará a diferença nos resultados eleitorais, mas para isso os candidatos devem estar preparados para os desafios desse novo canal. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.