Inicio Marketing Político Digital A Campanha Eleitoral de 2022 na Internet Já Começou

A Campanha Eleitoral de 2022 na Internet Já Começou

A campanha eleitoral de 2022 na internet já começou e profissionais do marketing digital já fazem observações e estruturam equipes para o próximo pleito. Veja o que você deve fazer para se preparar.

Campanha eleitoral de 2022 na Internet já começou

A campanha eleitoral de 2022 na Internet já começou

Para os menos avisados, saibam que a campanha eleitoral de 2022 na Internet, já começou e promete uma longa caminhada.

Não a campanha eleitoral formal, que só será liberada a partir de julho de 2022 segundo previsões do TSE, mas a criação e fortalecimento da presença digital dos candidatos, já está a pleno vapor. No marketing político digital é assim. Quem não corre voa!

Pelo que temos visto, a campanha eleitoral de 2022 na Internet deve ser bem mais elaborada que a vista na última eleição majoritária, com algumas equipes mais profissionalizadas e usando técnicas e ferramentas de primeira linha.

O grande destaque, porém está no planejamento, esse item vital para uma presença digital efetiva.

Embora o cenário político para as eleições de 2022 ainda não esteja claramente definido e nem mesmo os candidatos das grandes metrópoles brasileiras, em termos de marketing político digital, as campanhas já estão sendo estruturadas e o relacionamento com o eleitorado já está sendo feito.

Quem não se preparar rápido, corre o risco de perder esse canal como ferramenta de comunicação, pois o marketing político na Internet precisa começar bem antes do período eleitoral.

Improviso e fracasso

O grande problema das últimas eleições digitais foi o maldito improviso e amadorismo, que ainda verificamos nos movimentos iniciais das campanhas proporcionais e majoritárias de 2022.

Muitos candidatos ainda não se convenceram de que marketing político digital não é brincadeira e por isso, não admite improvisos ou então soluções amadoras.

O marketing político digital é na verdade uma grande obra de comunicação, e como toda grande obra, é construído passo a passo.

Nas últimas eleições muitos candidatos ao perceberem a forte presença digital de seus concorrentes na Internet, principalmente nas redes sociais, entraram em pânico e já no período de campanha, saíram como loucos em busca de seguidores no Twitter e fãs no Facebook para tentar conquistar algum espaço.

Isso não é marketing político digital, isso é coleção de seguidores e só. Uma campanha política nas redes sociais, mesmo com a vantagem do impulsionamento de conteúdos, precisa estar focada em seguidores que gerem engajamento.

A campanha eleitoral de 2022 na Internet

O planejamento para campanha eleitoral de 2022 na Internet

O marketing político digital é composto de uma série de ações coordenadas e muito bem alinhadas para que possam trabalhar em conjunto em uma sinergia que potencializa uma a outra.

Além disso, o marketing político na Internet é um trabalho de longo prazo e não apenas feito durante o período de campanha.

O planejamento das campanhas eleitorais na Internet é feito com antecedência, já que seu objetivo principal não é o voto em si, mas a criação de pontos de contato e afinidade com o eleitorado.

De nada adianta ficar caçando seguidores e  fãs se não existe um relacionamento constante e prolongado com o eleitor. Uma das principais características da campanha eleitoral de 2022 será a criação de laços digitais com o eleitor.

Chegar na última hora e ficar inundando a timeline dos eleitores com “santinhos eleitorais eletrônicos” é além de bobagem e perda de tempo, uma encheção de saco para o eleitor.

O marketing político nas redes sociais, por exemplo, só traz retorno se pontos de contato e engajamento são criados e mantidos durante um determinado período.

As redes sociais não ganham eleição, mas o relacionamento com o eleitor e sua convocação para a militância no ambiente físico, além do digital, esse sim, ganha eleição.

No caso do SEO para marketing político a questão do tempo é ainda mais sensível já que o trabalho de otimização para ferramentas de busca é por definição uma ação de médio/longo prazo.

No marketing político então, temos muito trabalho em termos de SEO, não apenas para conseguir posições de destaque para determinadas palavras-chave, como também para remoção de menções que não sejam interessantes para a campanha.

Os noticiários e portais de informação confirmam a nossa afirmação de que a campanha eleitoral de 2022 na internet já começou. Muitos pré-candidatos já estão por aí preparando suas campanhas, inclusive o atual presidente Jair Bolsonaro.

Com um fundo eleitoral na casa dos R$ 5,7 bilhões aprovado pelo congresso nacional, a campanha do ano que vem já está a todo vapor, só que de maneira velada, até mesmo por uma imposição da legislação eleitoral.

Para fazer tudo isso, é necessário tempo e planejamento. É por isso que digo que a campanha eleitoral de 2022 na Internet já começou e promete ser uma boa disputa. E você? Já está em campanha? Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

4 COMENTÁRIOS

  1. Não sei se a campanha eleitoral 2022 na Internet realmente já começou. Vejo uma certa apatia entre candidatos que a gente sabe que estarão nas urnas em 2022.

    • Olá José

      Realmente, quando dizemos que a campanha eleitoral de 2022 na internet já começou, é claro que nos referimos aos candidatos que têm uma consciência maior sobre a importância da antecipação em termos de marketing político digital. Quem não começar já, terá dificuldades às vésperas do pleito, pois não terá conseguido criar uma audiência sólida para a apresentação das suas propostas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here