Marketing político no Twitter e sua importância
Desde as últimas eleições no Brasil e outros países o marketing político no Twitter vem ocupando lugar de destaque entre as diversas ferramentas disponíveis para uma campanha de marketing político digital.
Esse destaque faz todo o sentido uma vez que os brasileiros ocupam o segundo lugar no mundo como usuários do Twitter e por isso mesmo, esta é uma rede social que não pode ficar de fora de uma estratégia de marketing político online.
Com o crescimento no número de pessoas que têm acesso a dispositivos móveis, como os smatphones, a tendência é que o marketing político no Twitter continue ocupando uma posição de destaque nas próximas eleições.
De olho nessa grande massa eleitoral, alguns políticos menos avisados têm olhado para o Twitter como uma tábua de salvação para sua campanha eleitoral, mas a coisa não é bem assim.
Qual a função do Twitter no marketing político?
O Twitter é por definição uma rede social que funciona como um grande roteador de notícias, tanto que não existe uma única redação de veículo de comunicação que não acompanhe esta rede de perto.
Por isso, o marketing político no Twitter acaba se transformando em uma parada obrigatória no processo de comunicação política, pois na maioria das vezes é ele que acaba funcionando como fonte de disseminação de notícias.
Repare que a grande maioria dos políticos ou ocupantes de cargos públicos de destaque, possuem uma forte presença nessa rede social, uma confirmação da importância do Twitter como ferramenta de marketing político no Brasil e no mundo.
Entendendo melhor a função do Twitter no marketing político
Muito embora o marketing político no Twitter possa parecer fácil e ao mesmo tempo eficiente, é importante deixarmos alguns pontos bem claros.
Em primeiro lugar, é bom deixar claro um ponto: Twitter sozinho não elege ninguém. O marketing político no Twitter funciona como uma das ferramentas de uma campanha de marketing político digital e não é a campanha em si.
Uma campanha bem elaborada de marketing político nas redes sociais tem no Twitter um poderoso canal de divulgação de atividades e conteúdo da plataforma político eleitoral, mas não é por si só a essência da campanha nas redes sociais.
Em segundo lugar, em função do seu formato reduzido para textos, 280 caracteres, o Twitter não é o local ideal para uma exposição mais detalhada das propostas eleitorais. Para conteúdos mais extensos, o blog ou site do candidato é a melhor plataforma.
Dentro de um planejamento estratégico digital bem feito, as equipes de marketing de campanhas eleitorais devem colocar o micro blog como um veículo noticioso e de relacionamento imediato com o eleitorado.
O terceiro item a ser observado é que uma coisa é usar o Twitter como um cidadão comum, outra coisa é usar o Twitter como canal de comunicação dentro de um plano de marketing eleitoral nas redes sociais.
No uso pessoal, você é um amigo, no uso eleitoral você é, de uma forma ou de outra, um alvo de identificação ou desaprovação. Nas mídias sociais o limite entre e vida pessoal e a vida pública praticamente não existe.
Além disso, a atividade de marketing político no Twitter precisa também obedecer à legislação vigente nesta área, períodos eleitorais e outras regras estabelecidas na Lei das Eleições.
Técnicas para marketing político eleitoral no Twitter
Em nosso curso de marketing político nas redes sociais chamo a atenção dos participantes que embora seja uma ferramenta simples de usar, o Twitter como ferramenta de marketing digital possui uma série de técnicas que devem ser observadas.
O Twitter em si vem se tornando uma ferramenta cada vez mais sofisticada, admitindo uma série de formatos de publicação e interação com o público.
Além disso, no que tange ao marketing político no Twitter, temos também uma boa gama de possibilidades de segmentação de públicos quanto a acessos ao site e interesses, que nos são de muita ajuda na hora de trabalhar com os Twitter Ads, os anúncios no Twitter.
O uso profissional do Twitter como ferramenta de marketing exige cuidados que geralmente não são observados quando se usa a ferramenta em nível pessoal.
O marketing político eleitoral no Twitter deve contar com ferramentas profissionais como:
-
- Aplicação de técnicas de Social Media Optimization – SMO, para melhorar a exposição do perfil nas pesquisas;
- Integração da conta do Twitter com o site através do Website Tag do Twitter para criação de públicos específicos e mensuração de conversões;
- Aplicativos para agendamento de publicação visando a automação de marketing e agilidade no processo;
- Ferramentas de monitoramento do desempenho dos tweets em termos de impressões, engajamento e clique em links;
- Sistemas de web análise para avaliação do impacto do Twitter sobre a campanha como um todo.
Além destes requisitos tecnológicos é necessário antes de tudo, pessoas tecnicamente gabaritadas para o uso profissional das mídias sociais.
Sobre o uso político é fundamental que a administração dessa rede seja extremamente profissional, pois ao contrário do que muita gente imagina, envolve muito mais do que simplesmente a postagem de Tweets.
A gestão de redes sociais atualmente envolve técnicas e ferramentas cada vez mais sofisticadas, e não se encontra um profissional capacitado para isso é qualquer esquina.
Não dá para pedir ao “sobrinho” para alimentar o Twitter de campanha. O marketing nas mídias sociais é uma tarefa que envolve técnica, conhecimento das ferramentas, capacidade de análise e por vezes, ajustes nas campanhas.
O uso amadorístico das mídias sociais em campanhas de marketing político digital pode causar um efeito contrário ao pretendido.
Para complementar as informações que apresentamos aqui, recomendamos que você também leia o artigo Como Fazer Marketing Político no Twitter e também o artigo Estratégia de Twitter Para o Marketing Político.
O marketing político no Twitter realmente funciona, mas não coisa para amadores e muito menos fácil. Mantenha-se em dia com este e outros assuntos relacionados ao marketing político nas redes sociais, assinando a nossa Newsletter.