Como fazer marketing político no Twitter
Com a chegada das eleições municipais, certamente muitos candidatos estão se perguntando como fazer marketing político no Twitter. Faz sentido, já que, como em campanhas anteriores no Brasil, o marketing político digital terá uma participação relevante nas eleições de 2016 e as redes sociais desempenharão um papel fundamental nestas campanhas.
O que se viu nas eleições anteriores foram candidatos usando o Twitter como ferramenta de marketing político eleitoral, mas, infelizmente, nem todos os casos foram “cases de sucesso”. O marketing político no Twitter, na maioria das vezes foi uma verdadeira aula do que não fazer.
A estrutura do marketing político no Twitter
O Twitter não é uma campanha de marketing político eleitoral em si, mas somente uma das ferramentas disponíveis para esse tipo de campanha, por isso é necessário integrá-lo a outras ações de marketing digital para que ele possa atingir todo o seu potencial.
Muita gente, nas últimas eleições achou que só pelo fato de ter criado uma conta no Twitter estaria realizando uma campanha de “marketing político nas mídias sociais”. Ledo engano.
Para se pensar em fazer uma campanha de marketing político no Twitter, deve-se antes de tudo ter uma estrutura, conteúdo relevante e pessoal capacitado na veiculação e monitoramento de resultados.
O conteúdo não pode ser exclusivamente auto promocional, muito pelo contrário, ele deve ser informativo e acima de tudo participativo.
As mídias sociais como ferramenta de marketing eleitoral partem do pressuposto de que haverá interação entre o candidato e o eleitor. Sem isso, não faz o menor sentido estar no Twitter nas eleições.
Veja algumas sugestões de conteúdo interessantes para uma campanha de marketing eleitoral no Twitter:
- Use o Twitter como um hub de notícias e direcionador de tráfego para outros canais;
- Forneça orientações sobre questões relativas a importância do voto consciente;
- Questione seus seguidores sobre que tipo de propostas eles teriam para apresentar;
- Informe sobre sua agenda eleitoral e locais onde poderá ser encontrado;
- Use o seu Twitter da campanha eleitoral como uma vitrine das eleições e não somente da sua candidatura.
Lembre-se que acima de tudo, o conteúdo publicado no Twitter deve estar alinhado com o conceito da campanha traçado durante o processo de planejamento estratégico digital da campanha.
Gestão de uma campanha de marketing político no Twitter
O Twitter é atualmente uma das ferramentas mais estratégicas em termos de marketing digital. Hoje em dia é usado por pequenas e médias empresas como uma poderosa ferramenta de relacionamento com seus clientes. Por isso, é necessário ter pessoal capacitado para gerir essa ferramenta.
Em nosso curso de marketing político nas redes sociais, fazemos questão de colocar a capacitação da equipe como fator fundamental para o sucesso de uma campanha eleitoral. O suporte de um analista de mídias sociais, ou a contratação de uma agência digital para gestão das redes sociais em uma campanha eleitoral é fundamental para o sucesso neste tipo de ação de marketing nas mídias sociais.
Não dá para improvisar colocando pessoal despreparado para gerir seus perfis nas redes sociais. O analista de mídias sociais, além de ser um profissional com profundo conhecimento das ferramentas, possui uma outra qualidade fundamental para uma campanha de marketing político nas redes sociais, ele sabe como gerenciar as terrivelmente famosas crises nas redes sociais.
Mesmo sendo uma ferramenta relativamente simples, o Twitter tem também os seus segredos, e por isso é preciso encontrar profissionais que sejam muito mais do que meros “postadores de mensagens” e sim profissionais que dominam técnicas de engajamento e métricas.
Marketing político no Twitter – Monitoramento é decisivo
Não faz o mínimo sentido tentar usar o Twitter como santinho digital a ser jogado na rede sem um acompanhamento de resultado e interação com os eleitores. Por isso é fundamental que uma campanha de marketing político no Twitter seja acompanhada de uma forte estrutura de monitoramento das redes sociais.
Mal entendidos e centrais de boatos podem fazer um estrago na sua imagem digital e um bom monitoramento pode identificar esse tipo de problema logo quando surgem, tornando bem mais fáceis as ações de esclarecimento e correção.
Portanto, se você pensa em promover ações de marketing político no Twitter nas próximas eleições, fique atento a esses pontos para não acabar se decepcionando com suas ações de marketing político digital nas redes sociais.
Mantenha-se atualizado sobre o uso do Twitter em campanhas de marketing político e outras técnicas e ferramentas do marketing nas mídias sociais, assinando nosso Boletim Informativo.
Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing