Plano de Marketing Eleitoral nas Redes Sociais – Como Fazer o Seu
Estabelecer um plano de marketing eleitoral nas redes sociais é o primeiro passo para quem deseja usar estes canais como ferramenta para uma candidatura que conte com este canal digital como elemento de propagação de ideias e criação de uma militância digital realmente engajada.
O marketing político nas redes sociais é atualmente uma ferramenta fundamental para qualquer estratégia de marketing eleitoral, dada a sua penetração entre os eleitores brasileiros.
Já se vai longe o tempo em que o marketing político era feito de forma esporádica e que o marketing eleitoral tinha uma janela restrita ao período das eleições. Com as redes sociais, não existe mais um hiato entre uma eleição e outra. A campanha é praticamente contínua.
Estar presente nas mídias sociais é uma atividade quase que diária, criando novos laços de relacionamento com eleitores em potencial, reforçando os já existentes e principalmente em ano de campanha eleitoral, ouvir os anseios dos eleitores.
Nos anos eleitorais, toda a nossa estrutura de marketing político digital sofre uma mudança, pois o foco agrega mais uma meta de conversão, que é justamente o sucesso no pleito. O planejamento de campanha inicial, passa por uma revisão.
A primeira coisa que devemos fazer é a elaboração de um plano de marketing eleitoral nas redes sociais, mesmo que seu planejamento já inclua uma rotina de marketing neste canal.
Neste artigo vamos mostrar o passo a passo do que você precisa alterar em suas estratégias de campanha de marketing político digital, na área de mídias sociais, justamente para ajustar seu planejamento
Como fazer um plano de marketing eleitoral nas redes sociais?
Confira abaixo, quais são os principais pontos a serem levados em consideração na hora de elaborar um plano de marketing eleitoral nas redes sociais, que realmente funcione, criando uma militância digital ativa que resultará em sucesso na hora das urnas.
1 – Planejamento estratégico inicial
Sabemos muito bem o sucesso de um plano de marketing político digital, independentemente do canal utilizado, redes sociais, marketing de busca, marketing de display e outros, depende da criação de diretrizes básicas a serem seguidas.
No caso de um plano de marketing eleitoral nas mídias sociais, não é diferente, a estratégia principal precisa estar estruturada, para depois partirmos para as ações específicas. Este planejamento inicial deve envolver itens como:
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- Determinação dos objetivos de campanha em suas duas fases, a pré-eleitoral e a eleitoral;
- Criação da Persona de Marketing do eleitor em potencial, para orientar diversos aspectos da campanha;
- Determinação das redes sociais que serão utilizadas e seus recursos técnicos e editoriais;
- Criar um plano de SEO nas redes sociais para dar maior visibilidade ao perfil;
- Definição de uma pauta editorial e conteúdo a ser produzido para o site ou blog do candidato e suas redes sociais;
- Quais serão as ferramentas de gestão de publicações e acompanhamento de desempenho de publicações;
- Definição de orçamento que estará disponível para a aplicação na aquisição de ferramentas e mídia paga.
Sem este planejamento inicial, as suas chances de sucesso serão muito reduzidas, pois você vai sair por aí atirando para todos os lados e dificilmente terá o resultado que espera.
Não é por outro motivo que em nosso Curso de Marketing Político nas Redes Sociais este é logo o primeiro módulo do treinamento, porque sem um bom planejamento, o resto todo perde o sentido.
2 – Definição das redes sociais a serem usadas
Na elaboração de um plano de marketing eleitoral nas redes sociais, é importante que você identifique quais são as redes que realmente trazem resultados, em função do perfil da Persona de Marketing que você determina em seu plano de marketing inicial.
Essa é uma questão importante em função de três motivos. O primeiro é concentrar as suas campanhas eleitorais onde o seu público-alvo realmente está.
O segundo motivo é que você precisará planejar o conteúdo a ser utilizado em suas ações de marketing, em função das opções que cada uma dessas plataformas oferece, como por exemplo:
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- Publicação de posts com links para o site do candidato, para geração de tráfego e captura de leads;
- Publicação de imagens que estejam relacionadas às propostas apresentadas pela candidatura;
- Criação de legendas contendo gatilhos mentais que promovam um maior engajamento nas publicações feitas nas diversas plataformas;
- Publicação de vídeos, que hoje em dia são importantes elementos de marketing político eleitoral;
- Rastreamento de acessos e interações, para ações de marketing complementares para reforçar a mensagem inicial.
O terceiro motivo para ter estes cuidados na hora de criar um plano de marketing eleitoral nas redes sociais, é criar uma segmentação de público fina, para otimizar os recursos de campanha usados em mídias pagas.
Cabe lembrar que não é necessário que o candidato esteja presente em todas as redes sociais, e concentrar os esforços de campanha nas redes sociais que fazem sentido para o perfil do candidato e dos seus potenciais eleitores.
Vejamos um exemplo. O marketing político no LinkedIn, não faria sentido para a maioria das campanhas, mas se o candidato tem como bandeira uma determinada classe profissional, que tem uma grande presença nessa rede social, neste caso faz todo sentido.
3 – Definição do conteúdo a ser publicado
O conteúdo exerce um papel fundamental em qualquer plano de marketing eleitoral nas redes sociais, pois é ele quem cria os laços de relacionamento entre o candidato e seus eleitores em potencial.
Sejam artigos para o blog, imagens e vídeos para publicação nas diversas redes sociais, é necessário produzir previamente boa parte do conteúdo, para podermos organizar as diversas etapas da campanha.
Esta é uma etapa muito importante do seu plano de marketing eleitoral nas redes sociais, pois envolve diversas técnicas, como copywriting, SEO – Search Engine Optimization, SMO – Social Media Optimization, vídeo marketing e outras.
Este será o conteúdo que consideramos Evergreen, ou seja, atemporal, que pode ser utilizado a qualquer momento, mas devemos também incluir em nosso plano de marketing eleitoral nas redes sociais, um roteiro para criação de conteúdo imediato, como notícias e eventos.
Por exemplo, você deve elaborar um roteiro editorial para a participação do candidato em eventos como entrevistas, palestras em entidades de classe, carreatas e outros eventos pontuais da campanha político eleitoral.
Além disso, é necessário adaptar a publicação de conteúdos ao calendário eleitoral , para que não se infrinja a lei, como por exemplo no caso de propaganda eleitoral antecipada. O marketing político eleitoral precisa alinhar técnica, conteúdo e legislação.
4 – Adequação do site
Outro ponto importante na elaboração de um plano de marketing eleitoral nas redes sociais, que muitas das vezes é negligenciado, é a adequação do site para que ele possa se comunicar com as diversas ferramentas de marketing nas redes sociais.
Essa comunicação constante entre o site e as ferramentas de marketing é importante para o seu plano de marketing eleitoral nas redes sociais, pois é através dos dados coletados que você poderá segmentar os seus posts impulsionados no Facebook, Instagram, Twitter e outras mídias.
É importante, por exemplo, que você instale o Pixel do Facebook, para poder direcionar suas publicações para quem realmente interessa. Além disso, você poderá criar Públicos Personalizados e direcionar suas publicações por interesses em temas do site do candidato.
Fazer marketing político, principalmente em um momento eleitoral é saber segmentar seu conteúdo e uma boa estratégia de marketing político digital precisa estar sempre pensando nisso.
5 – Monitoramento de resultados
A etapa final de um plano de marketing eleitoral nas redes sociais é o planejamento de um sistema de monitoramento de tráfego e resultados.
Nessa etapa do processo é necessário, baseado em seu planejamento estratégico inicial, discutido no primeiro tópico deste artigo, definir quais serão os objetivos de cada tipo de ação de marketing e as métricas a serem acompanhadas.
Geralmente em um plano de marketing eleitoral nas redes sociais, o engajamento com publicações é a principal métrica, pois significa que o conteúdo publicado está conseguindo gerar “conversas” com o seu eleitorado em potencial.
Para fazer a coleta desses dados você contará com três ferramentas básicas:
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- O painel de análise de desempenho oferecido pelas diversas redes sociais como Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e outras;
- Os relatórios de desempenho de ferramentas de gerenciamento de redes sociais, que avaliam o comportamento do usuário em cada postagem;
- O bom e velho Google Analytics, ferramenta fundamental para análise de tráfego e comportamento das pessoas que acessam o site ou blog do candidato.
Tabulando estes dados e analisando seus resultados, você poderá avaliar os resultados de suas ações, promover ajustes em seu plano de marketing eleitoral nas redes sociais e coletar informações que podem dar novas ideias para suas ações de marketing.
Como você pode ver, na elaboração de um plano de marketing político nas redes sociais, é necessário que também elaboremos um plano de marketing eleitoral nas redes sociais, pois o segundo, tem características específicas que precisam ser alinhadas ao planejamento macro.
Existe uma grande diferença entre marketing político e marketing eleitoral, e é nessa hora que estas duas faces de praticamente a mesma moeda precisam ser alinhadas.
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